Páginas

terça-feira, 8 de abril de 2014

PROJETO ARTE E LITERATURA





PROJETO ARTE E LITERATURA




As histórias infantis, os contos e as fábulas são recursos próprios para se trabalhar a sensibilização das crianças com o propósito de conseguir mudança de atitudes comportamentais.
Através deste projeto trabalhamos os contos de fada e as fábulas explorando amplamente a literatura infantil moderna com leituras, conto de historias e dramatizações.
No aspecto pedagógico também trabalhamos com a literatura infantil, de forma prazerosa e a criança exercita a aprendizagem da leitura e da escrita.
A arte tem um poder expressivo de representar ideias através de linguagens particulares, como a literatura, a dança, a música, o teatro, a arquitetura, a fotografia, o desenho, a pintura entre outras formas expressivas que a arte assume em nosso dia a dia.
O mundo é repleto de símbolos e significados que possibilitam grandes descobertas nesta fase da infância. A arte possibilita o desenvolvimento de atitudes essenciais para o indivíduo como o senso crítico, a sensibilidade e a criatividade. A arte faz parte da vida da criança como instrumento de leitura do mundo e de si mesma.
    No processo de aprendizagem em Artes Visuais, a criança exterioriza seu mundo interno, sua personalidade e seu modo de ver e de sentir as coisas. Ela traça um percurso de criação e construção individual que envolve escolhas, experiências pessoais, aprendizagens, relação com materiais e sentimentos. A criação é exclusividade das crianças, mas cabe ao professor alimentar esse percurso de forma intencional, oferecendo propostas e experiências variadas.


OBJETIVO GERAL:

LITERATURA

Despertar nas crianças o interesse e o gosto pela leitura, possibilitando assim o aprendizado da leitura visual através das imagens desenvolvendo o saber 'LER', sem |saber 'LER'.


ARTE

A expressão artística permite ao aluno aprender o universo visível que o rodeia, seja ele, na sua essência, natural ou criado pelo Homem. Permite, no meio dos tecidos sociais, a compreensão do patrimônio artístico e cultural, a percepção estética, o desabrochar da sensibilidade.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

LITERATURA

 Identificar personagens de contos de fadas, como: magos, fadas, duendes, anões, gigantes, etc.;
  • Compreender as mensagens que as fábulas transmitem;
  • Reconhecer letras e palavras conhecidas presentes nos títulos das histórias e nomes de personagens;
  • Expressar-se por meio de desenhos, pinturas e colagens;
  • Utilizar a linguagem oral e escrita explorando a riqueza dos contos de fadas e as fábulas;
  • Realizar leituras visuais através das gravuras;
  • Dramatizar histórias, por meio de expressões orais e dança;
  • Descrever cenários e personagens;
  • Identificar soluções de conflitos presentes nos contos;
  • Identificar títulos de histórias conhecidas;
  • Continuar histórias a partir de um determinado ponto;
  • Produzir textos, tendo o professor como escriba.
  • Possibilitar um instrumento onde as crianças coloquem suas emoções e necessidades;
  • Incentivar as crianças a contarem historia para os colegas;
  • Sistematizar situações-problema, a partir de contos e fábulas, para as crianças refletirem criando alternativas de acordo com seus pensamentos;
  • Buscar no mundo da fantasia possíveis soluções para os problemas de mundo real;
  • Resgatar a importância do “contar histórias”, no contexto familiar;
  • Valorizar o conto os contos de fada, considerando-os parte da tradição dos povos;
  • Aprender valores;
  • Desenvolver o senso crítico e a criatividade.
ARTE

Abordar a Educação Artística com a criança significa:

- sensibilizá-la às belezas naturais do meio envolvente,
- ajudá-la a apreciar uma paisagem, um ambiente, um objeto, uma obra de arte, através da utilização dos sentidos;
- levá-la à compreensão de que as realidades estéticas existentes no meio envolvente são resultado duma fusão entre riquezas naturais e criações do Homem.

Envolver a criança nesta abordagem é ajudá-la a:
- exteriorizar e a desenvolver as suas capacidades artísticas;
- tomar consciência das suas possibilidades;
- desenvolver-se e afirmar-se.
Praticar Educação Artística é:
- criar situações de expressão;
- trabalhar num clima de confiança e de liberdade;
- trabalhar num espaço facilitador de criatividade individual ou coletiva;
- trabalhar mergulhado num ambiente cultural constituído por produções quer de
crianças quer de artistas consagrados;
- trabalhar rodeado duma diversidade de ferramentas e de instrumentos;
O aluno deve ser capaz de reconhecer e utilizar:
  • o ponto
  • a linha
  • a forma
  • as cores
  • a composição
  • o espaço
  • os materiais
  • a textura
  • a perspectiva
  • o ritmo
  • apreciar obras de arte:
  • aspectos técnicos
  • conteúdos
  • trabalho e estilo do artista
METODOLOGIA:

LITERATURA

  • Leitura diária de contos de fadas e fábulas criando situações de fantasia e encantamento;
  • Exploração oral e escrita dos contos e fábulas;
  • Listagem oral das histórias preferidas;
  • Reconhecimento de títulos das histórias e nomes de alguns personagens;
  • Elaboração de um novo final, diferente do original;
  • Analise das características dos personagens na história
  • Reprodução de histórias ouvidas com fantoches, levando em consideração as sequencias temporais;
  • Dramatização de histórias conhecidas, onde as crianças sejam as personagens;
  • Identificação de valores encontrados nas personagens das histórias.
  • Apresentação das historias no cineminha;
  • Reconto oral pelos alunos das histórias apresentadas;
  • Atividades sistematizadas envolvendo as disciplinas;
  • Realização de jogos e brincadeiras;
  • Caça palavras;
  • Pintura, colagem, dobradura e desenho sobre as histórias;
  • Montagem de um espaço na sala de aula com diversos livros para manuseio dos alunos (cantinhos da leitura);
  • Produção de textos coletivos a partir de gravuras sequenciadas, tendo o professor como escriba;


ARTE

  • Desenhar livremente. (Ilustrar de forma pessoal)
  • Utilizar diferentes materiais.
  • Reproduzir modelos reais.
  • Organizar o ‘atelier’ de pintura. Brincar com /experimentar/
    explorar/ as cores.
  • Experimentar técnicas variadas (pontilhismo, guache, aquarela).
  • Utilizar materiais reciclados e materiais específicos.
  • Utilizar materiais apropriados às atividades.
  • Observar, escutar, participar, cooperar, apreciar, respeitar o seu trabalho e o dos outro.

RECURSOS:

  • Livros infantis;
  • Cineminha;
  • Aparelho de DVD e CD;
  • Cartolinas;
  • Papel oficio;
  • Cola;
  • Tesoura;
  • Revistas e livros
  • Lápis de cor
  • Tinta guache e pinceis;
  • Caderno;
  • Fantoches de diversos tipos;
  • Cenário para apresentação de fantoches.
AVALIAÇÃO
Cabe ao professor deixá-los sedentos de descobertas, através da leitura e da literatura como fruição haverá a reflexão, e por fim a aprendizagem.



Nenhum comentário:

Postar um comentário