PROJETO
ARTE E LITERATURA
As histórias
infantis, os contos e as fábulas são recursos próprios para se
trabalhar a sensibilização das crianças com o propósito de
conseguir mudança de atitudes comportamentais.
Através deste
projeto trabalhamos os contos de fada e as fábulas explorando
amplamente a literatura infantil moderna com leituras, conto de
historias e dramatizações.
No aspecto pedagógico
também trabalhamos com a literatura infantil, de forma prazerosa e a
criança exercita a aprendizagem da leitura e da escrita.
A arte tem um poder
expressivo de representar ideias através de linguagens particulares,
como a literatura, a dança, a música, o teatro, a arquitetura, a
fotografia, o desenho, a pintura entre outras formas expressivas que
a arte assume em nosso dia a dia.
O mundo é repleto de
símbolos e significados que possibilitam grandes descobertas nesta
fase da infância. A arte possibilita o desenvolvimento de atitudes
essenciais para o indivíduo como o senso crítico, a sensibilidade e
a criatividade. A arte faz parte da vida da criança como instrumento
de leitura do mundo e de si mesma.
No processo de aprendizagem em Artes Visuais, a criança exterioriza seu mundo interno, sua personalidade e seu modo de ver e de sentir as coisas. Ela traça um percurso de criação e construção individual que envolve escolhas, experiências pessoais, aprendizagens, relação com materiais e sentimentos. A criação é exclusividade das crianças, mas cabe ao professor alimentar esse percurso de forma intencional, oferecendo propostas e experiências variadas.
No processo de aprendizagem em Artes Visuais, a criança exterioriza seu mundo interno, sua personalidade e seu modo de ver e de sentir as coisas. Ela traça um percurso de criação e construção individual que envolve escolhas, experiências pessoais, aprendizagens, relação com materiais e sentimentos. A criação é exclusividade das crianças, mas cabe ao professor alimentar esse percurso de forma intencional, oferecendo propostas e experiências variadas.
OBJETIVO
GERAL:
LITERATURA
Despertar nas
crianças o interesse e o gosto pela leitura, possibilitando assim o
aprendizado da leitura visual através das imagens desenvolvendo o
saber 'LER', sem |saber 'LER'.
ARTE
A
expressão artística permite ao aluno aprender o universo visível
que o rodeia, seja ele, na sua essência, natural ou criado pelo
Homem. Permite, no meio dos tecidos sociais, a compreensão do
patrimônio artístico e cultural, a percepção estética, o
desabrochar da sensibilidade.
OBJETIVOS
ESPECÍFICOS
LITERATURA
Identificar
personagens de contos de fadas, como: magos, fadas, duendes, anões,
gigantes, etc.;
- Compreender as mensagens que as fábulas transmitem;
- Reconhecer letras e palavras conhecidas presentes nos títulos das histórias e nomes de personagens;
- Expressar-se por meio de desenhos, pinturas e colagens;
- Utilizar a linguagem oral e escrita explorando a riqueza dos contos de fadas e as fábulas;
- Realizar leituras visuais através das gravuras;
- Dramatizar histórias, por meio de expressões orais e dança;
- Descrever cenários e personagens;
- Identificar soluções de conflitos presentes nos contos;
- Identificar títulos de histórias conhecidas;
- Continuar histórias a partir de um determinado ponto;
- Produzir textos, tendo o professor como escriba.
- Possibilitar um instrumento onde as crianças coloquem suas emoções e necessidades;
- Incentivar as crianças a contarem historia para os colegas;
- Sistematizar situações-problema, a partir de contos e fábulas, para as crianças refletirem criando alternativas de acordo com seus pensamentos;
- Buscar no mundo da fantasia possíveis soluções para os problemas de mundo real;
- Resgatar a importância do “contar histórias”, no contexto familiar;
- Valorizar o conto os contos de fada, considerando-os parte da tradição dos povos;
- Aprender valores;
- Desenvolver o senso crítico e a criatividade.
ARTE
Abordar
a Educação Artística com a criança significa:
- sensibilizá-la às belezas naturais do meio envolvente,
- ajudá-la a apreciar uma paisagem, um ambiente, um objeto, uma obra de arte, através da utilização dos sentidos;
- levá-la à compreensão de que as realidades estéticas existentes no meio envolvente são resultado duma fusão entre riquezas naturais e criações do Homem.
Envolver a criança nesta abordagem é ajudá-la a:
- sensibilizá-la às belezas naturais do meio envolvente,
- ajudá-la a apreciar uma paisagem, um ambiente, um objeto, uma obra de arte, através da utilização dos sentidos;
- levá-la à compreensão de que as realidades estéticas existentes no meio envolvente são resultado duma fusão entre riquezas naturais e criações do Homem.
Envolver a criança nesta abordagem é ajudá-la a:
-
exteriorizar e a desenvolver as suas capacidades artísticas;
- tomar consciência das suas possibilidades;
- desenvolver-se e afirmar-se.Praticar Educação Artística é:
- criar situações de expressão;
- trabalhar num clima de confiança e de liberdade;
- trabalhar num espaço facilitador de criatividade individual ou coletiva;
- trabalhar mergulhado num ambiente cultural constituído por produções quer de
crianças quer de artistas consagrados;
- trabalhar rodeado duma diversidade de ferramentas e de instrumentos;
- tomar consciência das suas possibilidades;
- desenvolver-se e afirmar-se.Praticar Educação Artística é:
- criar situações de expressão;
- trabalhar num clima de confiança e de liberdade;
- trabalhar num espaço facilitador de criatividade individual ou coletiva;
- trabalhar mergulhado num ambiente cultural constituído por produções quer de
crianças quer de artistas consagrados;
- trabalhar rodeado duma diversidade de ferramentas e de instrumentos;
O
aluno deve ser capaz de reconhecer e utilizar:
- o ponto
- a linha
- a forma
- as cores
- a composição
- o espaço
- os materiais
- a textura
- a perspectiva
- o ritmo
- apreciar obras de arte:
- aspectos técnicos
- conteúdos
- trabalho e estilo do artista
METODOLOGIA:
LITERATURA
- Leitura diária de contos de fadas e fábulas criando situações de fantasia e encantamento;
- Exploração oral e escrita dos contos e fábulas;
- Listagem oral das histórias preferidas;
- Reconhecimento de títulos das histórias e nomes de alguns personagens;
- Elaboração de um novo final, diferente do original;
- Analise das características dos personagens na história
- Reprodução de histórias ouvidas com fantoches, levando em consideração as sequencias temporais;
- Dramatização de histórias conhecidas, onde as crianças sejam as personagens;
- Identificação de valores encontrados nas personagens das histórias.
- Apresentação das historias no cineminha;
- Reconto oral pelos alunos das histórias apresentadas;
- Atividades sistematizadas envolvendo as disciplinas;
- Realização de jogos e brincadeiras;
- Caça palavras;
- Pintura, colagem, dobradura e desenho sobre as histórias;
- Montagem de um espaço na sala de aula com diversos livros para manuseio dos alunos (cantinhos da leitura);
- Produção de textos coletivos a partir de gravuras sequenciadas, tendo o professor como escriba;
ARTE
- Desenhar livremente. (Ilustrar de forma pessoal)
- Utilizar diferentes materiais.
- Reproduzir modelos reais.
- Organizar o ‘atelier’ de pintura. Brincar com /experimentar/
explorar/ as cores. - Experimentar técnicas variadas (pontilhismo, guache, aquarela).
- Utilizar materiais reciclados e materiais específicos.
- Utilizar materiais apropriados às atividades.
- Observar, escutar, participar, cooperar, apreciar, respeitar o seu trabalho e o dos outro.
RECURSOS:
- Livros infantis;
- Cineminha;
- Aparelho de DVD e CD;
- Cartolinas;
- Papel oficio;
- Cola;
- Tesoura;
- Revistas e livros
- Lápis de cor
- Tinta guache e pinceis;
- Caderno;
- Fantoches de diversos tipos;
- Cenário para apresentação de fantoches.
AVALIAÇÃO
Cabe
ao professor deixá-los sedentos de descobertas, através da leitura
e da literatura como fruição haverá a reflexão, e por fim a
aprendizagem.
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